... BRASIL: Ministério da Cultura abre edital para promover educação popular

As inscrições ficam abertas até o dia 30 de outubro e devem ser feitas por meio do Portal TransfereGov.

Mulher negra utilizando notebook

Foto: Freepik

MANUELA SILVA

11 DE OUTUBRO DE 2023

 

O Ministério da Cultura (MinC) lançou um edital de Chamamento Público para selecionar  Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em celebrar Termo de Colaboração para a execução de ações no âmbito do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). 

A ideia é formalizar Termos de Colaboração nas 27 unidades da federação (UFs), por 24 meses, para a realização de ações de articulação, mobilização social, comunicação, formação em direitos e políticas culturais e orientação às comunidades para a formulação de projetos e parcerias culturais.

De acordo com o edital, as parcerias devem ampliar a difusão das informações sobre as ações públicas federais na área de cultura; promover a comunicação popular e acessível, especialmente a digital, em interação com a sociedade e combater a desinformação sobre as políticas públicas e o acesso aos direitos sociais.

Além disso, devem promover a educação popular e formação cidadã sobre direitos sociais, políticas culturais e sociais, fortalecendo as instâncias de participação e deliberação do Sistema Nacional de Cultura. 

Podem participar as Organizações da Sociedade Civil constituídas como entidade privada sem fins lucrativos (associação ou fundação), sociedades cooperativas previstas na Lei nº 9.867, de 10 de novembro de 1999, integradas por pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade pessoal ou social.

Além disso, também podem participar organizações alcançadas por programas e ações de combate à pobreza e de geração de trabalho e renda; voltadas para fomento, educação e capacitação de trabalhadores rurais ou capacitação de agentes de assistência técnica e extensão rural e as capacitadas para execução de atividades ou de projetos de interesse público e de cunho social.

 
MANUELA SILVA

Graduada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) na UNICEUSA. Sou uma profissional multifuncional onde trabalho com design, redação, fotografia, edição de mídia e atendimento. CEO da Afrohack e Social Media no Alma Preta Jornalismo.

fonte: https://almapreta.com.br/sessao/agenda/ministerio-da-cultura-abre-edital-para-promover-educacao-popular/

 


 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil