... Ministério da Igualdade Racial do Brasil desembarca em Angola em missão para o Programa Caminhos Amefricanos

A viagem objetiva firmar acordo com a Universidade Agostinho Neto a partir de articulação feita pela Embaixada do Brasil em Angola

Publicado em 08/04/2024 15h00 - Ministério da Igualdade Racial
 
WhatsApp Image 2024-04-08 at 11.56.33.jpeg

Foto: ASCOM Universidade Agostinho Neto

Nesta segunda-feira (08), teve início missão institucional do Ministério da Igualdade Racial em Angola, para  estreitar os laços com a Universidade Agostinho Neto com foco na  realização do  Programa Caminhos Amefricanos: intercâmbios Sul-Sul. A comitiva é composta pelo Diretor de Combate e Superação do Racismo, Yuri Silva, e os membros de sua equipe, como a coordenadora-geral Kátia Régis, a chefe de divisão Iyaromi Ahualli e o coordenador Adriano Fiúza.  

Na missão, será assinado um Memorando de Entendimento com a Universidade Agostinho Neto e com o apoio do Museu Nacional de Antropologia, dentre outras instituições. A ação contou com articulação importante da Embaixada do Brasil em Angola, feita pela Chefe do Setor de Cooperação Técnica, Luana Melo. 
 
O Diretor Yuri Silva, destacou que a parceria do Programa com a Universidade Agostinho Neto visa “formar estudantes que em breve estarão em sala de aula como docentes que vão ensinar uma visão menos discriminatório e estigmatizada dos países do sul global para nova geração.” 

O Programa busca  oportunizar trocas de conhecimentos, experiências e tecnologias do sul global especialmente do Brasil para os países latino-americanos, caribenhos e africanos. Este é mais um passo da estruturação do Programa coordenada pela Diretoria de Combate e Superação do Racismo, da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo. 

A agenda conta, ainda, com visitas técnicas nas instalações que serão utilizadas pelos bolsistas selecionados pelo Programa, bem como reuniões e encontros com as equipes do Ministério da Justiça e Direitos Humanos, do Ministério da Ação Social, Família e Promoção da Mulher e do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. 

Sobre o Programa   

O Programa de Intercâmbios Sul-Sul Caminhos Amefricanos é uma iniciativa do Ministérios da Igualdade Racial, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Ministério da Educação que visa promover intercâmbios para o fortalecimento de uma educação antirracista, a partir da troca de experiências, conhecimentos e políticas públicas em países africanos e afrodiaspóricos para docentes e estudantes de licenciatura. Os países contemplados no primeiro ano do programa serão Cabo Verde, Colômbia e Moçambique e os intercâmbios devem ter início em 2024. 

fonte: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/ministerio-da-igualdade-racial-chega-a-angola-em-missao-para-o-programa-caminhos-amefricanos


 

Contate a gente

A sede provisória da ULFA está situada no Brasil